Se você trabalha com plantio, gado e está confuso, não sabe o que você pode fazer pra não fechar as portas, e na realidade você quer aumentar os seus resultados, ter um retorno muito maior, então você precisa colocar em prática agora essas 4 dicas pra você deixar de ter resultados negativos na sua produção!
Você tem experiência, sabe quais são os tipos de solo que você pode plantar, conhece os processos pra fazer o plantio até a distribuição do seu produto, mas paga impostos altíssimos, não consegue fazer uma gestão eficiente do seu negócio.
Você tem experiência, sabe quais são os tipos de solo que você pode plantar, conhece os processos pra fazer o plantio até a distribuição do seu produto, mas paga impostos altíssimos, não consegue fazer uma gestão eficiente do seu negócio.
Eu não sei se você também faz isso, mas muitos produtores nem enxergam a sua fazenda, a sua produção, como um empreendimento, um negócio.
E aí, a plantação do seu negócio está secando, ou seja, você não tem resultados, não tem retorno algum, e aí você está entrando em dívidas e não sabe como mudar isso...
Bom, por isso que eu estou aqui falando com você, porque eu quero te mostrar 4 dicas, 4 passos pra que você possa manter a sua produção, aumentar os seus resultados e ainda salvar o seu negócio.
1. Planejamento Produtivo
Você precisa analisar a sua produção, os custos e despesas, e não existe segredo pra fazer isso, é só você colocar na ponta do lápis e analisar se os valores estão no ponto positivo ou no ponto negativo, se você está praticamente pagando pra trabalhar.
Você pode colocar no papel, gastos fixos, esperados e até um valor preventivo de algumas possibilidades que possam vir a acontecer com o seu negócio, por exemplo, os impostos que deverão ser recolhidos; água/luz; mão de obra; logística; compra dos insumos; entre outros.
2. Planejamento Mercadológico
Você pode pensar que esse nome Planejamento Mercadológico é algo muito difícil, mas não, se trata só de você pensar pra quem você vai vender, como está o mercado financeiro, o mercado para o seu ramo.
Assim você pode através dessa análise buscar menores gastos e maiores preços de distribuição do seu produto!
3. Planejamento Financeiro
Esse é um dos passos mais importantes, aqui você vai colocar no papel o seu orçamento pra safra, as suas reservas pra possíveis avarias na produção, o custeio dessa produção se vai ser próximo ou financiado, e analisar as menores taxas de juros se for financiar.
Pra cada processo você precisa analisar os custos e despesas, e ainda ver qual vai ser a sua margem de lucros pra se planejar futuramente.
4. Planejamento Estratégico
Não adianta você se planejar apenas para o dia de amanhã, você precisa ter uma visão para o futuro do seu negócio, você precisa fazer um gerenciamento de risco vendo as variações de preços e climas, a disponibilidade de insumos, os impactos nas safras e etc.
O grande segredo é que você comece a enxergar a sua produção como um negócio, um empreendimento, que você comece a controlar seus fluxos de caixa, saber sobre os seus lucros, gastos e se prevenir de futuras crises, assim como você cuida de cada detalhe da sua produção.
Se você quiser ter resultados no seu negócio, aumentar a sua produção e ter mais lucratividade, Empreenda com Sucesso acessando o nosso Grupo no Facebook que eu preparei pra que você os maiores resultados como empreendedor!
Comentários
Postar um comentário