NÃO PERCA TUDO O QUE CONSTRUIU ATRAVÉS DA SUA MARCA!

Já pensou se acontece de sua empresa perder a marca de uma hora para a outra? Todo o investimento que você fez, será perdido! Por isso, se você utiliza a marca já faz muito tempo e foi notificado através de uma ligação, de que a sua marca está sendo registrada por outra empresa, ou se você está abrindo um negócio e quer evitar perder a sua marca, então fique calmo, pois vamos te ajudar a entender o que aconteceu. 

Sabemos que todos os dias nascem várias empresas em ramos diversos, por isso, seja qual for o segmento em que você atua, pode ter certeza que a concorrência existe. Porém, cada empresa deve ter o seu nome próprio, e com isso levar sua identidade aos seus clientes, pois, é através do seu nome que você faz toda a divulgação da sua empresa, seja na mídia online, offline ou no boca a boca, o seu negócio vai ser reconhecido através do nome.

Acontece que muitos empreendedores acreditam que sua marca já está registrada ao emitir o seu CNPJ, mas sinto lhe informar que não é assim que ocorre. No Brasil o registro de marcas são feitos através do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), que é o órgão responsável em realizar o registro de marcas e patentes. Porém o INPI, ele não envia notificações sobre a utilização já existente de uma marca. 

Se você recebeu um contato desses, te informando que há uma outra empresa com a abertura de registro, e você utiliza o nome a mais tempo, não deixe de entrar com um processo reivindicando o seu nome. Mas fique atento, pois se passar o prazo de Oposição ao processo de registro da outra empresa, então você passará a aguardar a decisão do INPI sobre o novo processo aberto, o que pode levar de 2 a 3 anos para ser aceito.

Por isso, se você já tem ou está abrindo o seu negócio, ou já abriu e foi notificado sobre um registro da sua marca, é importante que você proteja o mais rápido possível a expressão que você escolheu utilizar e assim evitar transtornos posteriores. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que vamos esclarecer. 




Comentários