DE UMA BARRACA DE HOT DOG PARA O MUNDO: HISTÓRIAS DE SUCESSO

Quando falamos de uma franquia de sucesso logo vem a nossa cabeça o McDonald's, o que nos enche de fome, afinal, o sabor dos seus lanches são inconfundíveis, não é a toa que eles inauguraram a sua loja de número 1.000 no Brasil, localizada na Av. Paulista em São Paulo. Por isso, trouxemos a história dessa franquia. 



No ano de 1937 os irmãos Richard e Maurice McDonald, iniciaram seu sonho abrindo uma barraca de cachorro quente na Califórnia, em 1940 resolveram abrir seu primeiro restaurante, com 25 a 27 pratos no cardápio, principalmente churrasco e garçonetes que levavam a comida até o carro sobre patins, o primeiro hambúrguer McDonald´s custou entre US$0,10 a US$0,15, porém eles perceberam que a venda dos hambúrgueres, batata frita e milk-shakes eram a principal renda, eles decidiram fechar o restaurante e reformular. 

Foi então que no ano de 1948 eles reabriram ao restaurante, já com o seu nome vinculado a McDonald's, o cardápio era composto basicamente de hambúrgueres, milk-shakes e batata frita, eles começaram a utilizar sacos de papel como embalagem, agora sem garçonetes fazendo com que os clientes saíssem de seus carros e fizessem os pedidos direto ao cozinheiro, e além disso o processo de entrega era rápido, tornando a espera muito mais rápida.



Em 1953 os irmãos passaram a criar franquias, nos estados da Califórnia e Arizona, iniciando assim uma expansão. Já em 1954 eles tiveram uma visita mudaria toda a história do McDonald's, Ray Kroc vendedor de máquinas de milk-shake, resolveu conhecer a rede de franquias e ficou fascinado com tudo o que viu, então propôs franquias fora da região visadas pelos irmãos, iniciando assim a real história de expansão do McDonald's.

Acontece que por causa da falta de visão de Richard e Maurice McDonald, em poucos anos, Kroc de sócio, se tornou dono da marca, e continuou a expandi-la, nos anos 60 uma das ideias de marketing de Kroc, foi a de focar nas vendas para as famílias e crianças, assim em uma oportunidade ele patrocinou um show chamado Bozo's Circus (Circo do Bozo) e depois que o show foi cancelado foi efetuado um contrato com o ator para ser o mais novo mascote do McDonald's, "Ronald McDonald". Com o tempo o Ronald McDonald foi alterado e surgiu a McDonaldland, um elenco de personagens inspirados no Ronald. 

Logo após todas essas mudanças, Ray Kroc mudou o nome de sua empresa para Corporação McDonald's, e com toda essa visão empreendedora Ray fez o McDonald's crescer muito, mas veja bem, os irmãos McDonald perderam o seu negócio através da esperteza de Ray, pois os irmãos tinham um sonho, mas não visavam crescimento, já Ray Kroc via muito além disso, e para conhecer ainda mais essa história eu indico que você assista ao filme "Fome de Poder" do diretor John Lee Hancock que conta a história da ascensão do McDonald’s.

E o McDonald's se tornou aquilo que ele é hoje, em constante ascensão, sempre com mudanças inovadoras.


Imagem: Loja de número 1.000, Av. Paulista - São Paulo, SP

Já conhecia a história dessa franquia de sucesso? Ainda não? Deixe nos comentários a sua opinião sobre ela.
Nos siga nas redes sociais e fique ligado em todos os nossos conteúdos!

Comentários