ERROS QUE LEVARAM MAIS DE 21 MIL EMPRESAS A FECHAREM AS PORTAS E COMO EVITAR QUE ACONTEÇA COM O SEU NEGÓCIO

No ano de 2017, último ano do estudo de Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo do IBGE, foi revelado que cerca de 21,5 mil empresas fecharam suas portas, e sendo assim o 4º ano consecutivo (de 2014 a 2017), em que fecharam mais empresas do que foram abertas, neste ano de 2019 mais de 2.000 indústrias foram fechadas só nos 5 primeiros meses desse ano. E com esses números elevados, trazemos para você alguns erros cometidos por essas empresas e como você pode evitar de cometer o mesmo e perder o seu negócio. 



A cada 10 empresas que abrem no Brasil, 6 delas fecham antes dos 5 anos de funcionamento, o que torna os dados acima ainda mais alarmantes, é preciso tomar cuidado com os erros abaixo para que você possa iniciar ou manter o seu negócio por muito mais!

A escolha errada do segmento, pode levar a sua empresa a falência, por exemplo, eu sei cozinhar (o básico), e em determinado momento resolvo que vou virar uma chefe gourmet, porém, não vou fazer um curso, ou me especializar nessa área, e é isso que acontece com diversos empreendedores, a sede de iniciar o seu próprio negócio, faz com que se pule etapas, como o planejamento de qual o melhor segmento, e como alavancar o seu negócio nessa área. 

A falta de organização financeira também se torna um problemão, a não separação da conta pessoal e empresarial por exemplo, pode gerar um gasto sem entrar no planejamento e acabar em alguns meses gerando dívidas. Esse erro é um dos mais comuns dentre os empreendedores iniciais, pesando muito nos motivos pelos quais a cada 10 empresas abertas, 6 acabam fechando antes de chegar aos 5 anos de vida. 

Erros de gestão, podem levar o seu negócio ao buraco, é preciso que você saiba controlar o funcionamento da empresa, como a relação com os fornecedores, um controle sobre os produtos que entram e saem, controle de estoque, da demanda, tudo isso para realizar uma gestão de qualidade aonde tudo estará organizado, e é importante ainda, que você esteja ligado nas tecnologias e inovação do mercado, assim pode utilizar das melhores ferramentas para produzir com qualidade os seus produtos, consequentemente, aumentando o número de clientes e vendas. 

Falta de engajamento da equipe, uma empresa não se constrói sozinha, ela é formada por cada um dos colaboradores, fornecedores, clientes, entre outros, e para que ela cresça sempre mais e se torne uma empresa forte e segura no mercado é preciso que o relacionamento interno seja bom, pra que seja exposto aos clientes, então, se você tem uma má comunicação com seus funcionários, os seus clientes com certeza já perceberam e isso traz um posicionamento ruim, por isso, seja acolhedor, respeitoso e principalmente demonstre que confia neles para dar resultados. 

Bom, essas foram algumas dicas para que assim como diversas empresas, a sua não caia na falência e não precise fechar as portas. Tem alguma dica de gestão empresarial para momentos de crise? Deixe nos comentários. Nos siga nas redes sociais e não perca nenhum conteúdo!

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