AFINAL, O QUE É MARKETING DIGITAL E QUAIS SEUS CONCEITOS BÁSICOS?

Você já ouviu falar sobre Marketing Digital, certo? Mas realmente sabe no que ele pode te auxiliar com seu negócio? Muitas vezes, infelizmente, ouvimos sobre alguns aspectos, ferramentas ou estratégias da comunicação e acabamos não nos atentando ao quanto podem ser boas para os negócios. Mas, felizmente, trouxemos para você tópicos como o que é Marketing Digital, quais os benefícios de aderir a essa estratégia no seu negócio e quais são os seus conceitos básicos.


1. O que é Marketing Digital.

Bom, o Marketing visa utilizar de estratégias para entender e atender as necessidades dos clientes em potencial, demonstrando por exemplo, a qualidade de um produto ou serviço, tendo em vista a venda dos mesmos, e o Marketing Digital nada mais é que adotar essas estratégias na internet.

O Marketing Digital utiliza da internet, que te permite uma comunicação mais próxima ao seu cliente, assumindo a venda de produtos ou marcas por meio das mídias sociais. Gerando assim, além de visibilidade um relacionamento mais próximo aos seus clientes, por meio do Marketing Digital.

2. Benefícios do uso.

Utilizar do Marketing Digital como estratégia de divulgação do seu produto te permite ter um Feedback dos seus clientes sobre e eficácia do seu produto/serviço; um Alcance muito maior, você pode fazer campanhas voltadas para o Brasil ou mundo, atingindo o maior número de potenciais clientes; além disso o Marketing Digital te permite fazer uma Segmentação, por exemplo, atingir somente mulheres, de 20 a 40 anos e da classe B, fazendo com que a sua campanha seja muito mais assertiva com um Custo inferior a uma campanha na TV que abrange pessoas que não fazem parte do seu público; e por último uma das características mais marcantes do Marketing Digital, são os resultados, você pode Calcular os resultados da sua campanha, se ela foi assertiva ou não, ou seja, metrificar.

3. Principais termos.
Para que você entenda ainda mais, e saiba utilizar do Marketing Digital como ação de divulgação do seu produto/serviço para o aumento das suas vendas, conheça os principais termos:

Persona: É o perfil unido do seu público transformado em uma exemplificação do seu cliente ideal, por exemplo, Alessandra, 26 anos, é uma Gamer que mora no Sul do Brasil, sua renda é variável de 3.000,00 a  vem de jogar jogos de ação, nas suas horas vagas gosta de ler, essa poderia ser uma persona, ou seja, cliente ideal de uma loja de jogos que vendem jogos variados nacionais e internacionais, a sua persona ela é definida através de pesquisas, aqui eu montei uma persona apenas como exemplo para ilustrar e que você possa entender ainda mais sobre esse termo.

Leads: Esses são os contatos que se inscrevem na sua newsletter ou que preencheu o seu formulário, assim, com essas informações você pode selecionar os que fazem parte dos seus clientes em potencial e iniciar uma estratégia de comunicação voltadas pra eles. 

Funil de vendas: Ou Jornada do Consumidor, diz respeito a todas as etapas que o seu cliente passa antes de realizar a compra do seu produto/serviço, ele se inicia identificado que tem uma necessidade e termina esse processo com a compra do seu produto, passando por algumas fases antes da decisão final. 

SEO: Essa sigla vem do inglês Search Engine Optimization, que quer dizer Otimização para Mecanismos de Busca, ou seja, quando você quer aparecer no topo das pesquisas no Google (maior ferramenta de busca atualmente), você precisa de algumas ações para aumentar o seu rankeamento, ou no caso otimizá-lo, fazendo com que você esteja no topo dos resultados.


CTA: Sigla para Call to Action, ou seja, Chamada para Ação, são botões ou chamadas que buscam levar o seu cliente a continuar no seu funil, por exemplo, indicar para que cliquem e entrei no seu site ou em uma Landing Page (páginas para capturas de leads).

Métricas: As métricas são usadas para avaliar com clareza, se as suas ações elas estão dando os resultados que você necessita, são calculadas de acordo com o tipo de ação utilizada, mas tem como base o valor investido,e te traz uma boa visão, se a ação é efetiva, ou seja, se ela realmente funciona. 

O nosso post chegou ao fim, esperamos que ele tenha esclarecido melhor sobre o Marketing Digital, para que você já possa começar a usá-lo para venda do seu produto. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que buscaremos esclarecer! Nos siga nas redes sociais e fique por dentro de todos os nossos conteúdos. 


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