COPYWRITING: O QUE É E COMO APLICAR ESSA ESTRATÉGIA PARA AUMENTAR AS SUAS VENDAS

A melhor parte de estar sempre ligado nas novas estratégias que aparecem no mercado, é se tornar uma autoridade no assunto, colaborando para que a sua marca esteja sempre à frente dos concorrentes. É o caso de uma ferramenta que é essencial que você saiba se quiser evoluir o seu negócio cada vez mais, se trata de Copywriting.

Copywiting são técnicas de produção de textos persuasivos, ou seja, que levam o seu cliente a tomar a decisão de comprar o seu produto ou serviço.



Ao contrário do que se imagina esse não é um termo novo, lá em 1828, Noah Webster definiu pela primeira vez a palavra "Copy", como algo que original que deve ser imitado na escrita e na impressão, ou seja, conteúdos originais, autorais, só em 1870, o termo acabou sendo alterado e usado por jornalistas para definir textos persuasivos para anúncios.

Antes de darmos continuidade, preciso deixar para você alguns termos muito comuns que são muito confundidos entre si quando se está conhecendo o trabalho de Copywriting: Copy - o texto Copywriter - profissional que escreve o texto Copywriting - a técnica

O copywriter é o profissional que precisa saber persuadir os clientes sem deixar claro que o está persuadindo, vou dar um exemplo, quando estamos rolando o feed e de repente aparece uma oferta legal e quando clicamos há uma pequena descrição do produto e logo após um COMPRE seguido por VOCÊ NÃO PODE PERDER ESSA CHANCE, e logo após outro COMPRE. Esse é um exemplo de tentativa de persuadir que deixa claro ao cliente que ali é uma venda, que se ele quiser ele compra e tudo numa boa. Já o copywriter ele entra para mostrar a necessidade do produto, quebrar as objeções, ou seja os motivos pelos quais o cliente não quer ou acha que não precisa do produto, é claro que em algum momento vai se deixar claro que naquele texto o objetivo é vender, porém é usado de uma forma menos explícita, é de um jeito simples, que vai despertar a vontade de comprar aquele produto, mesmo que a pessoa possa ter caído na página por engano.

O intuito é além da venda daquele produto, fazer com que se estreite o relacionamento do cliente com a marca, para isso é preciso escrever um texto persuasivo, com quebra de objeções, com histórias, comparações, pesquisas, verbos no imperativo (entenda, faça, veja, conheça, experimente) e o uso de gatilhos mentais.

É claro que para que você escreva uma copy perfeita, é necessário que você estude muito para se especializar no assunto, por isso, para que você consiga aplicar todas essas técnicas se tornando um copywriter de sucesso, você pode iniciar lendo, assistindo sobre copywriting, alguns livros que eu indico a você são Copywriting: O Método Centenário de Escrita Mais Cobiçado do Mercado Americano — Paulo Maccedo; As armas da Persuasão — Robert Cialdini; The Copywriter’s Handbook: A Step-by-Step Guide to Writing Copy That Sells — Robert W. Bly. Você pode também assistir vídeos no YouTube sobre o assunto, dois canais que eu indico são o do Erico Rocha e do Alex Vargas, se quiser também ouvir sobre o assunto, você pode baixar o aplicativo Telegram, entrar no grupo Copy Daily e ouvir todos os dias sobre um assunto diferente sobre copywriting.

Lembre-se que objetivo de uma boa copy não é de manipular o cliente, mas sim, de forma persuasiva o ajudar a tomar uma boa decisão, não use de mentiras, de propaganda enganosa, dados falsos, provas que não existem, tudo isso só vai deixar o seu cliente mais decepcionado com sua marca. O copywriting são técnicas para que você possa efetuar boas vendas com um bom relacionamento com seu cliente, ou seja, sempre realizando vendas positivas, com a satisfação garantida do cliente.

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