CONCORRÊNCIA + CONCORRÊNCIA = OPORTUNIDADE DE MERCADO [POR QUE ESSA CONTA PODE SER A SALVAÇÃO DO SEU NEGÓCIO?]: HISTÓRIAS DE SUCESSO

Eu não sei qual a sua reflexão sobre esse assunto, mas na minha visão, muitos empresários não enxergam que a concorrência ela vem em duas vertentes, a maior parte enxerga os concorrentes como um inimigo, e guerra é real, e se você está ligado no mercado talvez você já tenha visto algumas relações tóxicas entre concorrentes, mas a minoria dos empresários percebem que seus concorrentes podem servir de oportunidade para um novo propósito no seu negócio.


É dessa reflexão que parte a nossa história de sucesso de hoje, que inclusive, se você quiser ler ela na íntegra você pode clicar aqui, essa história saiu do livro de Carlos Domingos intitulado Oportunidades Disfarçadas.

Primeiramente, antes de te apresentar um novo propósito, eu te convido a visitar o mercado relojoeiro da Suíça de 1970, quando os japoneses, chineses e coreanos chegaram com seus relógios digitais baratos uma produção em série e mão-de-obra não especializada.

Com seus produtos de alta qualidade porém com uma cara fabricação artesanal e uma lenta produção, pra você ter uma ideia, alguns modelos de relógios levavam até 3 meses para ficarem prontos.

Quando o mundo viu os relógios digitais mais acessíveis ficaram em euforia, o que levou entre 1977 a 1983 a Suíça que detinha 43% de participação no mercado a ficar nos 15%. A fabricação relojoeira suíça que era a líder mundial do segmento caiu pra 3º lugar.

Eu não sei se você compartilha dessa mesma ideia, mas para mim quando você está atento a enxergar o mercado, mesmo se a única saída for fechar as portas do seu negócio, você pode encontrar um novo propósito. E foi assim que as grandes empresas General Company of Swiss Watchmaking e a Societé Suisse pour l’Industrie Horlogère, que antes eram rivais disputando o mercado, passou então a ser uma, elas se uniram para enfrentar os concorrentes ou acabariam fechando suas portas.

Porém, não bastava a união de duas empresas, pra competir pelo mercado era preciso mudar a forma de fabricar, eles então reduziram de 91 para 51 o número de peças dos relógios, automatizaram a linha de produção e trocaram o aço pelo plástico, mantendo além da fabricação de relógios analógicos, a qualidade dos produtos.

Se você já passou pela implementação de um novo produto ou se você ainda pretende fazer um lançamento no mercado, talvez você saiba que pra um produto inovador fazer sucesso é necessário mostrar ao seu cliente potencial que seu produto: é interessante, é necessário, tem qualidade e é exclusivo

Pensando nisso, as duas empresas precisavam criar algo a mais, uma forma de se diferenciar, ter uma personalidade única e valor emocional para atração e conversão do público de forma fidelizada, estando assim, protegidas contra a concorrência.

Pensando em todos esses pontos, eles criaram um novo conceito para os relógios, antes eles eram vistos como um bem duradouro, e a partir daquele momento seria visto como um artigo de moda, seriam lançados duas vezes por ano uma coleção inspirada na moda clássica, casual, esporte e etc. eles ainda podiam aproveitar diversas oportunidades para criar novos modelos e os lançariam 2 vezes por ano, em 1983 foi o lançamento desse novo conceito como uma coleção Primavera/Verão da marca Swiss Watch ou como viria a ser conhecida Swatch.

Fonte: Site Swatch

O livro finaliza essa história de sucesso com a seguinte colocação: "Graças ao fenômeno, os suíços não apenas se recuperaram, como construíram uma marca pop global. Além de redefinir toda uma categoria de produto, ainda recolocaram o país na liderança mundial no segmento. Em 1992, os relógios da marca já eram os mais vendidos. Atualmente, de cada quatro modelos vendidos no mundo, um é Swatch."

Esse exemplo real de mercado, serve de propósito para várias ações, veja bem, a concorrência gerou um problema tão forte que acabou colocando duas empresas em uma oportunidade de negócio, que daria tão certo que levaria a sua marca ao topo.

Esse é o propósito de uma parceria, muitos empresários tem fixo na mente que parceria não funciona, assim como pensam que concorrência sempre é ruim, mas uma prospecção que se você quiser chegar ao sucesso você pode ter é de que tudo é oportunidade de crescimento, e uma parceria faz parte dessa grande oportunidade para gerar um desenvolvimento sustentável ao seu negócio.

Se você quiser ter sempre um propósito positivo para o crescimento do seu negócio, nos siga nas redes sociais para acompanhar o nosso blog. Mas e você, se estivesse na situação das empresas do ramo relojoeiro suíço, qual atitude você tomaria para não fechar as portas?

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