MANUAL DO SÓCIO: SAIBA QUAIS SÃO OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA SOCIEDADE

É bem comum entre os empresários e futuros empresários, e pode ser comum a você também, refletir de maneira ruim a se ter um sócio, na realidade tudo o que mexe com o desenvolvimento do seu negócio, pode ser positivo ou negativo, e se você quiser entender os pontos que podem significar o crescimento da sua empresa, então fique atento ao conteúdo abaixo.



Participar de uma sociedade significa se aliar à outro empresário em busca do sucesso. É uma parceria aonde você e o seu sócio serão donos de partes da empresa, que podem ou não ser partes igualitárias.

Existem dois principais tipos de sócios, você pode se encaixar em uma empresa em um desses tipos, como Sócio Proprietário, que é quem cria a empresa, normalmente ele também é sócio administrador que faz a gestão da empresa, e tem a autonomia para tomar decisões de tarefas do dia-a-dia.

Você pode também ser, ou abrir margem na sua empresa a um Sócio Cotista, nesse tipo não é necessária uma participação efetiva na empresa, na realidade ele faz um investimento e tem direito a uma participação minoritária nos lucros, que é diferente de um acionista que compra uma ação, geralmente na bolsa de valores.

Os pontos positivos dessa forma de empreender é que você terá com quem dividir os problemas da empresa e partilhar para desenvolver as grandes ideias, além de ter um representante na sua ausência e margem de capital quando necessário investir em alguma área no negócio.

Agora, como tudo na vida, há os pontos negativos, que são a afinidade que pode comprometer o relacionamento de vocês, a mistura de problemas pessoais e profissionais e a falta de liberdade na tomada de decisões.

Para um bom relacionamento entre sócios, é importante que vocês estejam cientes dos deveres através de um acordo que deve ser redigido e assinado no melhor momento entre vocês, uma boa dica é que seja feito no início da sociedade.

Vocês podem optar por constituir um conselho administrativo também, para ajudar nas principais decisões, e decisões sempre voltadas ao desenvolvimento, crescimento, com visão de futuro para o negócio.

Para evitar desentendimentos é importante que vocês saibam ser parceiros mesmo, diante de tantas decisões que geram o fortalecimento do seu negócio, saber ser paciente e empático com as decisões do seu sócio. Eu não sei se você já pensou ou está pensando em ter um sócio no seu negócio, espero que esse post tenha clareado a sua mente, e se você quiser caminhar sempre rumo ao sucesso, siga as nossas redes sociais e tenha como essa, novas prospecções para o seu empreendimento!

Comentários