COMO CRIAR E ALAVANCAR A SUA MARCA

A marca é a identidade da empresa, é como ela irá ser reconhecida pelos seus clientes, por isso, ela deve expressar o que o seu negócio será para o mercado. A sua marca não pode ser criada em um momento qualquer, ela tem que ser bem planejada, ou pode dar muito errado no mercado, por isso, trouxemos algumas dicas de como criar e alavancar uma marca de sucesso para o seu negócio.

O primeiro passo a ser dado é pesquisar sobre o mercado. Criar uma marca é mais do que refletir sobre um nome ou uma imagem que represente a sua empresa. A marca ela precisa atingir a um público, por isso, se faz necessário que você pesquise, primeiramente sobre o seu público alvo, afinal, quem são eles? Quais as preferências deles? Converse com eles, e busque respostas. Além de pesquisar sobre o seu publico, é preciso que você entenda quem são seus concorrentes. Através desse primeiro passo, você terá um norte, para onde seguir com a criação de sua marca. 


A segunda fase desse processo seria refletir sobre qual é o direcionamento que você pretende para a sua marca, aonde você quer chegar com o desenvolvimento da sua marca. Ela é mais que um compilado de palavras e imagens, a expressão de marca, é qual a impressão as pessoas terão da sua marca, por isso, o próximo passo é pensar em um nome para ela, seguindo as pesquisas com seu público que nome ficaria na cabeça deles, um nome mais despojado, corporativo ou simples. Crie um nome que seja difícil de imitar, diferente dos seus concorrentes e convide pessoas a ouvir o nome que você pensou, assim você não tem risco de cometer nenhuma gafe, inclusive se você tiver a pretensão de que sua marca seja reconhecida fora do seu país, pesquise se a expressão pensada não tem uma conotação negativa no lugar de divulgação pretendido.

Pense na aparência da sua marca, que cores você vai utilizar, qual a fonte e a imagem e principalmente qual o sentimento que esse conjunto irá remeter ao seu público. Já pensou se uma marca de fast-food cria uma marca somente com a cor preta? Será que chamaria a atenção pretendida, para atrair os clientes? Analise que segundo a psicologia das cores, o amarelo, o vermelho e o laranja estimulam o apetite. 

É preciso que você entenda alguns termos necessários para que você monte a sua marca, como os termos Logotipo e Marca. O Logotipo ou logo é a expressão visual da sua marca, é através dele por exemplo, que peças publicitárias são assinadas pela empresa, se trata do nome fantasia de uma empresa representados por uma tipografia (fonte). Já a Marca ela é representação do logotipo juntamente com toda a identidade visual que a sua marca é compreendida como o símbolo, se houver, juntamente com o logotipo, as emoções causadas e as cores, é através da sua marca que o haverá o vínculo entre empresa e cliente, ela ainda pode ser vista como uma conexão entre uma empresa, sua personalidade, missão, valores, visão.

Por último e não menos importante, é necessário que a sua marca seja divulgada, para que ela atinja ao seu público é preciso que ela seja vista, que esteja aonde o seu público estiver, assim se sua marca trouxer uma identificação ao seus clientes, então ela estará na mente dele, porém para que isso corra é preciso um investimento, por exemplo, em um site, redes sociais, impressos como cartões de visita, tudo isso para criar um relacionamento sólido com seus clientes.



Mas não se esqueça de realizar o registro da sua marca, através do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), e garantir que todo esse investimento não seja perdido. (Leia mais em: Quanto vale o seu investimento?) Afinal, caso você deixe sua marca bem estruturada, será um prejuízo sem tamanho ter que mudá-la posteriormente. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. 

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