QUANTO VALE O SEU INVESTIMENTO?

É através da sua marca que acontecerá o vínculo entre a sua empresa e o cliente, tudo o que nós fazemos gera uma consequência boa ou ruim nos negócios, por isso, é necessário que você esteja atento sobre a urgência de proteger o seu negócio e todo o investimento feito nele. Hoje trouxemos a vocês um pouco sobre os processos para registrar a sua marca, e com isso se manter seguro de posteriores dores de cabeça com a perda de tudo o que investiu para o seu negócio. (Leia mais em: Não perca tudo o que construiu através da sua marca!)

O INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial é o órgão brasileiro responsável pelos registros de marca e de patentes, ele segue a Lei de Propriedade Industrial (LPI) no momento de analisar os pedidos de registros. Você deve buscar pelo INPI no momento de registrar a sua marca, aonde seu pedido passará por diversas análises, até que possa ser concluído.

A marca depois de registrada traz ao proprietário o direito exclusivo da expressão no Brasil todo, e pode ainda ser expandido para 137 países, pois o Brasil é membro da CUP (Convenção da União de Paris), ou seja, o registro traz uma segurança ao dono da marca, após o registro feito, outras empresas que quiserem ou já utilizarem a marca, deverão mudar, ou se tornar uma franquia, tudo isso de acordo com as restrições de uso do proprietário.  

Se você não faz o registro, e uma outra empresa registra a sua marca, você irá perder todo o investimento anterior, como nos materiais impressos da empresa, cartões de visita, papel timbrado, ou até embalagens com sua marca, você perderá tudo, e além de uma despesa incontável, todo o reconhecimento que você tem pelos seus clientes, também será perdido, pois terá que implementar uma nova expressão de marca. 

Dentre todos os processos para efetuar o registro de marca, temos o Pedido, aonde a empresa entra com o pedido do processo, e após o mesmo estar protocolado, se dá a continuidade no Exame Formal, que é a etapa aonde podem ser pedido documentos comprobatórios e/ou outros documentos. Para verificação de todo o processo, ele vai a público na Revista de Propriedade Industrial (RPI), publicada semanalmente pelo INPI. 

Logo após essa primeira etapa, há ainda um prazo para oposição, aonde se houver alguma empresa que faz uso da mesma expressão, poderá contestar em um prazo de 60 dias. Mas lembre-se que o INPI não realiza o aviso se a sua expressão está sendo registrada.

Após o prazo para oposição há o deferimento ou indeferimento, se o seu processo der como deferido, você tem 60 dias para pagar as taxas de proteção da marca por um período de dez anos. Se o processo for indeferido você tem o mesmo prazo para entrar com recurso, que pode levar de 2 a 3 anos para ser aceito. Para que você possa registrar sua marca sem preocupações, procure uma Consultoria especializada.

Não jogue fora todo o seu investimento com a sua marca, não perca todo tempo e dinheiro investido em seu negócio, a sua marca é a cara da sua empresa, por isso, não fique sem ela. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.


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