MARCAS E PATENTES, PROTEJA A SUA CRIAÇÃO.

Em algum momento da sua vida empreendedora você já deve ter ouvido falar sobre Marcas e Patentes, a Marca serve para dar reconhecimento ao seu negócio, trazer visibilidade, e é por meio dela que seus clientes o reconhecerão, e a Patente é um direito que você tem sobre a sua invenção. Sobre Marcas, a maior parte dos empreendedores já tem um conhecimento, ou mais ou menos, mas e sobre Patentes? Você sabe o que é, e pra que ela exste? Nós do Grupo Femap vamos explicar tudo de forma simples e clara para você.












A marca é uma das primeiras coisas que se pensa ao criar o seu negócio, por exemplo, ao planejar os seus primeiros passos a Edna, que queria abrir uma hamburgueria pensou em quanto iria investir, no seu retorno sobre esse investimento, mas ela também pensou em um nome, perguntou para sua família e amigos e todos aprovaram, e então a "Hamburgueria Fome de Carne", foi criada. Edna logo registrou a sua marca, para garantir sua proteção. (Saiba mais em: Evite dor de cabeça, proteja-se contra plágio.)

Certo dia, Edna resolveu inventar um aplicativo para que pudesse anotar os pedidos dos clientes de maneira mais intuitiva, fácil e rápida, e ele logo começou a fazer sucesso entre os seus funcionários, pois era uma novidade muito boa, mas um certo dia, Edna recebeu um cliente, que jurava ter visto um app igual no restaurante da esquina. Quando Edna foi verificar, já era tarde, o aplicativo copiado, já estava patenteado.

Segundo a OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual), patente é "um direito exclusivo que se concede sobre uma invenção", ou seja, a partir do momento em que você cria algo novo, e registra a Patente, você passa a possuir direitos sobre ela, por exemplo, você poderá definir como a sua criação deve ser utilizada e pode ainda efetuar restrições de uso.

Segundo a Lei brasileira, LPI (Lei de Propriedadade Industrial) existem dois tipos de Patentes, a Patente de Invenção que serve para proteger produtos, processo, métodos e sistemas; e a Patente de Modelo de Utilidade, que protege objetos com melhoria funcional no seu uso ou fabricação, e ainda há a proteção de Desenho Industrial, Software e Cultivares, protegidos pela LPI.

Não espere para patentear as suas ideias inovadoras, não fique pra trás vendo outra pessoa levar os créditos por algo que você criou, pensou e desenvolveu. Pense à frente, não espere ser prejudicado para lembrar de que precisava agir!





Comentários