COMO CONSEGUIR INVESTIDORES PARA SUA STARTUP

Te ajudaremos a entender quais os tipos de investimentos existentes, algumas plataformas disponíveis que poderão te ajudar a conseguir investidores para sua Startup, e ainda algumas dicas para conquistar os investidores.



Não é fácil iniciar o seu negócio, e nós sabemos disso, há muitas incertezas, mas para isso serve o Modelo e o Plano de Negócios, para trazer uma estrutura e segurança. A Startup é um negócio implementado no mercado a partir de uma ideia inovadora, e que traz como característica ser de rápido inicio, com custos baixos e grande retorno. Mas para que seja possível essa rápida implementação, é preciso que haja um investidor, que pode ser o próprio fundador, ou um terceiro.

Quais são os principais tipos de investidores?



O primeiro tipo é o Bootstrappping que na realidade não trata de um grupo de investidores ou um fundo de investimento, diz respeito a outras alternativas que os fundadores do negócio pode utilizar para arrecadar o valor necessário para implementação do projeto, que pode ser através de renda própria, a ajuda de familiares e amigos, pegar empréstimos no banco ou até vender seu patrimônio. Levantar capital dessa forma não é fácil mas pode ser uma boa solução para empreendedor persistente e com foco nos resultados.  

O Capital Semente, vem no início da implementação, quando a Startup ainda não saiu do papel e assim procuram um fundo de investimento que prestará apoio em custear os custos iniciais, para que a Startup se mantenha firme até que alcance a estabilidade.

Investimento Anjo, segundo o site Anjos do Brasil, o investimento anjo é feito por pessoas físicas com seu capital próprio em startups, empresas com alto potencial de crescimento. São empresários, executivos e profissionais liberais que agregam valor para o empreendedor com seus conhecimentos, experiência e rede de relacionamentos, além de recursos financeiros. O investidor tem uma participação minoritária no negócio, não atua no dia-a-dia da empresa e tem como papel apoiar o empreendedor na forma de mentor e conselheiro.



O Crowdfunding é um investimento coletivo ao qual várias equipes cadastram os projetos buscando apoio para a execução. Os investidores acreditam no projeto e para a Startup para conseguir o apoio, oferecem algo em troca a cada investidor, como por exemplo um produto de graça no lançamento. Esse investimento ele é feito online e alguns exemplos de plataformas são Catarse, Kickante e Kickstarter. 

O investimento Venture Capital, ou capital de risco, aonde se faz por meio de fundos, os investimentos são feitos a Startups que já estão estruturadas e que tenham um crescimento alto e rentável, o fundo se tornará sócio da empresa, e tem como objetivo que essa ações sejam valorizadas para que se possa vendê-las,  o valor de investimento é bem alto, eles apostam no potencial de crescimento da Startup. 

O Private Equity, também é um fundo, que presta investimentos a grandes empresas, que já são mais que estruturadas, que já conquistaram o mercado, que possuem um grande faturamento, e tem potencial a crescer ainda mais. 

Só não se esqueça que todo investimento recebido por meio de investidores individuais ou fundos é considerado capital de risco.

Quais plataformas disponíveis que poderão ajudar a conseguir investidores para sua Startup?

Bom, com o Crowfunding o investimento é feito online e alguns exemplos de plataformas são Catarse, Kickante e Kickstarter. Por meio das plataformas, você realiza o cadastro do seu projeto e coloca um objetivo de arrecadação, se ocorrer de arrecadar mais, é uma maravilha, porém se o valor não for alcançado, todo dinheiro arrecadado volta para os investidores, mas isso também varia, dependendo da plataforma.

Afinal, como conquistar os investidores?

Confiar no seu negócio é muito importante, tê-lo estruturado, preparado para crescer com o investimento é muito importante, passar segurança no momento de buscar investimento é uma carta na manga.

Mostrar do que a sua Startup é capaz, com toda certeza há muitos negócios procurando investimento, mas você deve mostrar o potencial do seu, quanto mas capacidade de fazer de superar desafios, maior a chance de encontrar um bom investimento.

Estar aberto a receber, no processo de crescimento, você precisará de muito mais do que dinheiro, precisará de outros tipos de apoio, ou seja passe por todas as etapas de investimento, por que não? No fim das contas você vai estar aberto a receber de cada etapa algo que pode te ajudar a crescer.

Pensar grande, quem sabe procurar por investidores estrangeiros, não se limite, acredite no potencial do seu negócio.

Você já conseguiu um investimento? Conta pra gente qual foi. 
Gostou do conteúdo? Deixe nos comentários. 

Para acompanhar os nossos conteúdos, não deixe de se inscrever e nos seguir nas redes sociais, não fique de fora dos conteúdos do Grupo Femap.

Comentários