EXPANDINDO O NEGÓCIO: HISTÓRIAS DE SUCESSO

Como é gostoso sentir aquele cheirinho de uma fragrância que marcou a nossa infância, ou que deixou marcas nas nossas vidas. E como é bom ouvir ou ler histórias que nos inspiram a ser melhores, não é? Por isso, a História de Sucesso de hoje traz uma marca que fez e faz sucesso no Brasil desde de sua abertura e que tem agora como foco marcar outros países, que é a marca O Boticário.  


Há uns anos atrás li no livro Oportunidades Disfarçadas do autor Carlos Domingos, que traz histórias reais de empresas que transformaram problemas em grandes dificuldades, a história da O Boticário, que me deixou surpreendida. Deixo o link disponível para que você leia também a história da empresa que falaremos hoje e muitas outras histórias que pode te surpreender. 

Vamos a nossa história de sucesso de hoje, em 1977, Miguel Krigsner um bioquímico recém-formado, e abriu uma farmácia de manipulação em Curitiba e Carlos Domingos em seu livro nos conta que essa farmácia foi aberta em um ladeira, e era bastante frequentada por mulheres, vendo isso Miguel viu uma oportunidade de melhorar a sua renda através da expansão do seu negócio, a cobertura da demanda, por meio da venda de outros produtos, como cremes faciais. 

Imagem: Site O Boticário

Saindo do livro, e entrando no site da marca, uma história que eu não conhecia sobre a marca o O Boticário, é sobre um encontro de Miguel Krigsner e Silvio Santos, pois é, pasmem, muito antes lá em 1979, Silvio Santos já tinha um sonho de abrir uma perfumaria (e só para nível de curiosidade a Jequiti só foi criada 27 anos após, no ano de 2006), e enfim, após Silvio Santos desistir de abrir essa perfumaria, ele tinha disponível 60 mil frascos de perfume, e Miguel mesmo sem dinheiro os pegou para vender e só depois acertar com o empreendedor. 

Ainda no mesmo ano de 1979, mais uma vez Krigsner decidiu expandir seu negócio, dessa vez abrindo uma outra loja, que logo depois se tornaria uma de muitas da franquia de sucesso que é a O Boticário. Sobre essa história, lá no livro Oportunidades Disfarçadas, fala sobre a dificuldade de encontrar um lugar, com boa localização para atrair clientes e vender muito, afinal como vimos acima ele havia acabado de pegar 60 mil frascos de perfume e precisava vendê-los para acertar com ninguém mais, ninguém menos que Silvio Santos, porém como ele estava sem dinheiro, precisava de um bom ponto por pouco dinheiro. E ele identificou a oportunidade de investir em aeroportos, já que tinha e ainda tem uma grande margem de público e nenhum concorrente. 

Imagem: Facebook O Boticário

Foi então que Krigsner e seus sócios abriram no Aeroporto Internacional de Curitiba uma loja, que não mais era uma farmácia, mas sim uma loja diferenciada, com charme e preços intermediários, ele destemido em mudar, acabou levando uma surpresa, pois foi o maior sucesso. Diante desse sucesso, mais uma jogada de coragem de Miguel foi abrir uma fábrica no interior do Paraná.

E bom, depois disso, foi criado o Grupo Boticário, detentor de marcas como Quem disse Berenice?, Eudora, The Beauty Box, entre outras, hoje os produtos do Grupo chega a mais 12 países, e há planos de expansão. 

Veja bem, com uma farmácia de manipulação, uma botica como era conhecida no século X, Miguel Krigsner levou com sua coragem, inovação e foco, a marca O Boticário a crescer exponencialmente e até se transformar em um Grupo com marcas renomadas. Por isso o crescimento do seu negócio só depende de você.

Leia todos os posts da nossa série Histórias de Sucesso:
STARTUP: HISTÓRIAS DE SUCESSO 
IDENTIFICANDO A OPORTUNIDADE: HISTÓRIAS DE SUCESSO
PERSISTÊNCIA E INOVAÇÃO: HISTÓRIAS DE SUCESSO 

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