PERSISTÊNCIA E INOVAÇÃO: HISTÓRIAS DE SUCESSO

Nem sempre é fácil continuar inovando ao longo dos anos, mas hoje trazemos a vocês a história de uma marca de grande sucesso, que a 25 anos vem persistindo e inovando no mercado, sim, estamos falando da Amazon!


São 25 anos no mercado, com grandes sucessos implementados mas também algumas derrotas, a Amazon ao longo desses 25 anos se mostrou com uma base muito forte, e vamos conhecer essa história juntos, que com toda certeza é uma história de grande peso para o mercado mundial. 

A Amazon foi criada em Julho de 1994, pelo empresário e engenheiro Jeff Bezos que identificando uma oportunidade com a novidade da internet ele resolveu abrir um negócio. Ainda na garagem de casa, ele e sua esposa, começaram a Amazon na garagem de casa. A Amazon que levou esse nome devido ao rio Amazonas, usado como inspiração por Bezos por causa de sua grande extensão e fluxo de água, aonde segundo a ideia, é que a Amazon fosse líder em todos os segmentos que focasse. 


Primeiro logo da Amazon

Bezos não foi um empreendedor apressado, em sua busca pela perfeição, ele esperou, calculou e planejou a Amazon, por um período de um ano, até que o seu modelo de negócio estivesse estruturado e o site pronto. Após refletir sobre qual produto seria comercializado em seu comércio online, ele se decidiu pelos livros, pelos preços baixos também as milhares de opções a serem vendidas aos diversos gostos dos consumidores. 

No primeiro mês da Amazon eles já tinham pedidos de 50 estados dos EUA e de 45 países. No ano de 1997 ela já tinha mais de 2,5 milhões de livros como opção em seu catálogo e 148 milhões de dólares em vendas. Mas não era o momento de ficar estagnado, foi aí que no ano de 1998 se iniciou as vendas de CDs e DVDs e em 99 a venda de brinquedos e eletrônicos em geral. 



Ao longo dos anos seguintes após a crise de 2000 e o lançamento do Marketplace, que é onde o comércio é feito por meio de terceiros aonde anunciam o produto e pagam uma taxa por venda para a Amazon, após sobreviver a crise da bolha da internet aonde houve a quebra da bolsa de Nova York, a Amazon entre trancos e barrancos ainda continuou a existir e foi a partir disso que ela cresceu.

E-books, Amazon Prime, Kindle, Amazon GO, entre outros, são produtos Amazon, que leva o Jeff Bezos a um dos homens mais ricos do mundo. A Amazon que cresceu como uma Startup, e ainda tem como modelo as características de uma, mas que já vale aproximadamente 1 trilhão de dólares. Sem o foco no objetivo de ser a líder em todos os segmentos, talvez a Amazon não tivesse chegado aonde chegou, e ela ainda tem muito a se transformar, a evoluir.



A ideia aqui, que transformou a vida do Bezos foi a de não desistir, mesmo com alguns fracassos como a tentativa de lançar um smartphone no ano de 2014, Bezon não desistiu de lutar sempre pela inovação, sempre implementando o novo, sempre ligado nas tendências de mercado, e essa é a cara da Amazon, e pode ser a cara da sua empresa, nem as crises podem te parar, é só você não permitir que isso ocorra!

Gostou do conteúdo? Deixe nos comentários a sua opinião!
Nos siga nas redes sociais e não perca nenhum conteúdo!

Comentários