FRANQUIAS, BOM INVESTIMENTO?

Pra te ajudar a responder essa pergunta, trazemos os pontos positivos e negativos de investir em uma Franquia, se você ainda não sabe o que é uma franquia clique aqui e saiba um pouco mais. 



Bom, o modelo de negócios das franquias vem crescendo no mercado de forma significativa a cada ano, segundo a ABF (Associação Brasileira do Franchising) no ano de 2018 haviam mais de 153 mil unidades de franquias abertas, e isso é 5,4% maior que o ano de 2017, tudo isso só mostra esse crescimento, essa aposta dos empreendedores em investir nas franquias. 

Mas será que vale a pena mesmo realizar esse investimento? Sabemos que em todos os negócios há pontos positivos e negativos, por isso, vamos deixar de enrolação e vamos ao que te trouxe aqui, conhecer esses pontos.

PONTOS NEGATIVOS 
  • CONTROLE - Em uma franquia já estruturada, há um controle bem rígido das operações dos franqueados, elas são feitas através de auditorias, para se realizar um controle, financeiro, operacional, de gestão de recursos humanos, tudo isso para se saber a quantas andam a gestão do negócio. Por isso se você quer ser um franqueado, esteja ciente que precisará prestar contas a empresa da qual adquiriu uma franquia. 
  • RISCO DE TURBULÊNCIA - Como em todos os negócios, há sempre a possibilidade de algo gerar uma crise interna, por exemplo, imagine que você fechou contrato com uma empresa para ter uma franquia, porém, essa empresa tem um modelo de negócio falho, e acaba por te gerar muitos desconfortos como quebrar clausulas do contrato, não cumprir prazos também é um grande problema, ou ainda, e se um outro franqueado faz algo que suje a marca ou a própria franqueadora faz uma divulgação de conotação negativa e isso pode afetar todo o sistema das franquias.
  • LIBERDADE COM A SUA MARCA - Se você está pensando em se tornar uma empresa franqueadora, que abre margem a franquias, você pode correr o risco de algum franqueado causar danos a sua marca que podem ser até irreversíveis, como por exemplo, se uma empresa franqueada acaba por destratar os clientes, pode gerar até um boicote a toda a sua operação, por isso, fique atento.
  • LIMITAÇÃO - Há uma dependência nas suas ações, de acordo com as clausulas do contrato com a franqueadora, sendo assim, você se torna dependente das decisões que forem tomadas por ela, assim, você deve acatar, mesmo que discorde delas. Se a franqueadora leva em consideração algo que para ela é bom, mas para a sua unidade não for, não tem o que fazer a decisão dela é preciso que você aceite.


Porém, nem tudo são só coisas negativas. Há muitas coisas boas em investir em uma franquia.

PONTOS POSITIVOS 
  • RÁPIDA EXPANSÃO COM BAIXO CUSTO - Bom, esse ponto é muito positivo para se considerar investir em uma franquia, porque você estará tendo um investimento baixo, você deverá se preocupar em como colocar o negócio em funcionamento, todo o tempo gasto de planejamento das operações, de contatos necessários para abrir o negócio você economizará, ele será colocado em ação rapidamente, e ganhará expansão de forma rápida também, porque ela está ligada ao tópico seguinte
  • CONSUMIDORES FIÉIS - A rápida expansão se justifica porque os seus clientes já tem reconhecimento de marca, e se ela é bem posicionada no mercado, com toda certeza a sua franquia fará muito sucesso. 


  • MODELO DE NEGÓCIOS E TREINAMENTOS - Você estará apostando em abrir um negócio já com uma marca, mas não só isso, todo o modelo de negócios já vem estruturado para que você siga e tenha sucesso, ele traz fornecedores, processos, marketing entre outros tópicos que já foram testados e vem para que você apenas o coloque em prática. 
  • GARANTIA DE MERCADO - Uma realidade é que por exemplo, o Mc Donald´s é uma empresa renomada e que possui muitas franquias ao redor do mundo, por isso a força da marca Mc Donald's é muito grande, e a confiança que as pessoas tem nela é muito grande, porque ela possui uma história no mercado e produtos testados e aprovados, por isso, esse é um importante ponto positivo para quem quer se um franqueado.
Analise as opções que você possui, faça uma análise de mercado e do modelo de negócio das empresas que você gostaria de ser um franqueado e invista. 

Amanhã falaremos sobre como funciona uma franquia. Por isso não perca nenhum conteúdo nos seguindo nas redes sociais

  • Gostou do conteúdo? Deixe nos comentários a sua opinião. 

Comentários