STARTUP: PONTOS NEGATIVOS E POSITIVOS

Vamos te ajudar a compreender quais os pontos negativos e positivos em empreender no ramo das Startups, e com isso te ajudar a colocar na balança na hora de planejar o seu negócio.




Nem tudo são rosas, na verdade, no mundo empreendedor as rosas podem demorar bastante para brotar, as Startups vem para trazer uma contrapartida, pois, através dela as rosas podem brotar mais rápido, mas com toda certeza haverão alguns espinhos no caminho. E para que você esteja preparado para arrancar os espinhos de sua bela flor, nós te ajudamos a entender os pontos negativos e positivos de empreender em Startups.

PONTOS NEGATIVOS
Como citei acima, infelizmente nem tudo são rosas, mas a maneira como você vai lidar com as dificuldades pode significar o seu sucesso. Mas afinal, quais são os pontos negativos de empreender em uma Startup
  • ALTO RISCO - As Startups são empresas de alto risco, as chances de falir são bem grandes nos primeiros anos e até meses após a abertura, cerca de 90% das Startups fecham as portas, isso pode ocorrer por exemplo por falta de fundos, ou por falta de um modelo de negócio bem estruturado, além disso um dos motivos pode ser até o desentendimento entre sócios.
  • FALTA DE GESTÃO FINANCEIRA - Esse ponto está linkado ao próximo, e pode-se até dizer que este é a causa dele. Para que a Startup obtenha sucesso se faz necessário que se tenha uma organização financeira, um controle de gastos. Quando a gestão financeira é bem organizada pode ajudar a prevenir problemas. Acontece que grande parte das Startups procuram focar em grandes ideias e se esquecem de manter um bom plano financeiro.
  • FALTA DE RECURSOS - Quando não há recursos suficientes para se manter de pé, ou quando os recursos estão escassos e é preciso cortar funcionários, ou economizar no cafezinho. Realmente, a maior parte das Startups passam por esse problema e isso pode significar a falência do seu negócio.

PONTOS POSITIVOS
Que bom que nem tudo é só pontos negativos, há coisas muito boas em empreender no ramo de Startups.
  • EQUIPES MULTITAREFAS - Ou seja, não existe uma só função, as equipes se sentem mais motivadas ao trabalho, exatamente por não existir essa monotonia, se torna diferente trabalhar todos os dias.
  • POTENCIAL DE CRESCIMENTO E VENDA - Startups bem elaboradas e bem inseridas no mercado trazem um grande potencial de crescimento e ainda pode trazer um bom retorno com a venda de ações ou a venda do negócio para outra empresa.
  • OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO - Um grande ponto positivo são as oportunidades existentes quando se precisa de um investimento para que sua Startup cresça ou saia do papel.
Quando se assume os riscos com cabeça erguida e os pés no chão haverá retorno, não adianta ver os pontos negativos somente e assim desistir, é claro que há mais pontos negativos a serem levantados, porém também há muitos mais pontos pontos positivos, não é uma via de mão única, há uma contrapartida.

Gostou do conteúdo? Deixe nos comentários a sua opinião.
Não perca nenhum conteúdo, nos siga nas nossas redes sociais e fique por dentro de tudo!

Comentários