A VISÃO EMPREENDEDORA DE SILVIO SANTOS: HISTÓRIAS DE SUCESSO

A história de sucesso de hoje, traz um homem que é considerado um dos maiores empreendedores e apresentadores do Brasil, ele que possui o perfil do empreendedor de sucesso, e uma visão, um olhar empreendedor que me inspira e certamente te inspira também, estou falando do Silvio Santos. Ao longo dessa semana nossos conteúdos foram todos voltados a pontos do empreendedor, que se você não leu ainda, deixarei linkado abaixo, mas todos os pontos citados são características de Silvio Santos





Ele que nasceu no Rio de Janeiro em 12 de Dezembro de 1930, atualmente com 89 anoschamado Senor Abravanel por seus pais Alberto e Rebecca, seu nome artístico vem de sua mãe que já o chama de Silvio e seu sobrenome vem dos "Santos" que para ele seriam protetores, ele tinha 5 irmãos e ao 14 anos estava com seu irmão mais novo Leon, com quem gostava de ir ao cinema, durante as eleições de 1946, ele viu um homem que vendia capinhas de plástico para títulos de eleitor, e teve então a ideia de se tornar um vendedor ambulante, isso mesmo Silvio Santos já fez comércio ambulante, e inclusive se saiu super bem. 

Porém, Silvio tinha um diferencial, uma voz potente, com a qual contava para vender seus produtos, mas em um dia ele foi visto e ouvido e então veio um convite a trabalhar no rádio, ele era muito bom nisto também, mas como vendedor ambulante ele recebia mais, então decidiu voltar ao antigo trabalho. Mas aos 18 anos foi convocado pelo Exército, e serviu  Escola de Paraquedistas, como não poderia mais ser camelô pelo falto de ser do Exército, Silvio voltou aos rádios nos seus dias de folga para aumentar a renda. 

Ao ir para o trabalho ele pegava todos os dias a barca para cruzar a Baía de Guanabara, e então teve a grande ideia de instalar alto-falantes na barca, aonde passou a ter músicas e no intervalo de uma música e outra ele fazia propagandas de produtos. Aos 20 anos ele decide tentar a vida em São Paulo, ele apresentava sorteios e números para caravanas de artistas, ele ainda conseguiu embarcar como locutor e para complementar a renda ele criou uma revista de passatempos com charadas e palavras cruzadas. Silvio Santos se forma em Técnico em Contabilidade.

Em 1958, Manoel de Nóbrega apresentou uma dificuldade para entregar as mercadorias do Baú da Felicidade que funcionava como um carnê aonde as pessoas pagavam durante o ano e no Natal recebiam brinquedos, a dificuldade nas entregas era tanta que ele pediu a ajuda de Silvio para realizá-las e após fechar o negócio. Mas Silvio enxergou uma grande oportunidade de renda, e assumiu o controle da empresa. 


Em 1961, Silvio Santos iniciou sua carreira na tv, com o programa "Vamos Brincar de Forca" na TV Paulista, canal que logo foi incorporado a Rede Globo, que em 1970 sofreu uma reforma fazendo com os programas como os de Silvio acabassem, como ele não conseguiu se tornar acionista ele decidiu sair da emissora, indo logo após para a Rede Tupi, já começava aqui a pensar em abrir a sua própria emissora, em 1980 a Rede Tupi faliu e ele foi para a TV Record e obteve 50% das ações da TV.

O sonho de abrir sua própria emissora vinha o acompanhando a alguns anos, mas em 1975 ele pode ser concretizado e deu início a TVS, em 1981 foi incorporado 4 canais, tornando assim a ser o Sistema Brasileiro de Televisão, ou SBT. E enquanto tudo isso acontecia, entre 1965 1975 Silvio continuava empreendendo, de forma que comprou ou fundou mais de dez negócios, entre eles a Baú Construtora e a Marca Filmes

Em 1989 chegou lançar campanha para a presidência da República, mas foi barrado por ter um canal de TV, além disso, em 2006 fundou Jequití Cosméticos e em 2007 o Hotel Sofitel Jequitimar Guarujá


Em 2010 Silvio passou uma grande crise, chegou a cogitar vender tudo o que construiu e se mudar para os Estados Unidos, mas desistiu e resolveu empenhorar muitas de suas empresas para quitar a dívida que possuía no valor de 4,3 bilhões de reais. Ele se reergueu apostando na Jequití, que hoje vem em um crescimento exponencial. 

Olha só aonde a visão de um garoto de 14 anos pode levar um homem, ele que batalhou muito ao longo da vida e hoje possui um império, que não é somente em dinheiro, é no nome Silvio Santos, o poder deste nome e a força que ele representa no meio empreendedor. As oportunidades muitas vezes não estão no olhar longe, elas estão próximas, bem perto, basta abrir os olhos. 

E aí, já se inspirou em Silvio Santos? Para você quem é um grande empreendedor? Deixe sua resposta nos comentários.
Nos siga nas redes abaixo e acompanhe todos os nossos conteúdos!

Comentários