CONHEÇA AS MAIORES FERRAMENTAS DO MARKETING DIGITAL

Quando você pensa em Marketing Digital qual a primeira palavra que vem a sua mente? Eu logo penso em gerenciamento de vendas, e vou te explicar o porque, acontece que tudo o que vem pra otimizar o processo de captação de clientes pra mim se traduz em um gerenciamento das vendas, afinal você estará cuidando do seu cliente através das ferramentas do Marketing Digital para gerar não somente vendas, mas boas vendas e vendas recorrentes, e é isso que quero te mostrar nesse post , quais são as ferramentas que vão te ajudar a otimizar e analisar o seu relacionamento com seus clientes. Antes de continuar é importante que você saiba o que é Marketing Digital e quais os conceitos básicos.



Segundo a pesquisa TechTrends 2018, feita pela Resultados Digitais juntamente com a Rock Content, as ferramentas mais utilizadas pelas empresas foram as automações de Marketing, automações de E-mail Marketing, ferramentas de criação de Landing Pages, plataforma de gestão de conteúdo, CONTENT MANAGEMENT SYSTEM (CMS), ferramentas de análise, de SEO, de Teste A/B e Social Media Monitoring/ Management, eu sei que aqui pode ter muitos termos que pode ser que você não conheça, por isso, logo abaixo te ajudarei a entender o que é cada ferramenta, para que ela serve e quais as melhores plataformas disponíveis no mercado para você utilizar cada uma delas no seu negócio.

1. Automações de Marketing
Permitem que você automatize ações e processos de marketing, trabalhando com mais eficiência e deixando tudo personalizado para que você possa realizar análises e não percam os seus leads, sempre incentivando o relacionamento. Para que você possa realizar essa ação com eficiência, existem algumas plataformas que você pode fazer uso, como a RD Station e a HubSpot

2. Automações de E-mail Marketing
Definir e-mails para manutenção do relacionamento com seu cliente, após ele se tornar um lead com o preenchimento de um formulário, é através do E-mail Marketing que são enviados automaticamente os e-mails montados, e a plataforma de automação desses e-mails, nada mais é que uma configuração para o envio, aonde você configura, programa o encaminhamento para sua lista de contatos e eles recebem o e-mail da sua empresa. Neste segmento temos como exemplo, a Mailchimp, que é uma plataforma muito boa e o E-goi, aonde automatizo todos os e-mails para clientes, ele tem também um layout simples e fácil de usar.

3. Ferramentas de criação de Landing Pages
Sabe quando você entra em um site e vê uma opção de e-book disponível "gratuitamente"? Quando você tem interesse nesse e-book ou decide ver o que ele vai te oferecer e clica no botão de chamada, você é direcionado a uma segunda página, essa é chamada de Landing Page, ela funciona como uma página de captação, ou no caso uma página de captura, é aonde você preencherá seus dados se transformando em um lead e recebendo em troca o e-book disponível, para isso você pode criar a sua Landing Page através do Instapage ou do Unbounce e se você for um iniciante a página da Klickpages é maravilhosa.

4. Plataforma de gestão de conteúdo
Se trata de usar de uma ferramenta para otimizar a criação de conteúdos, no meu caso, que pode ser o seu, como a postagem do blog é feita diariamente, então é preciso que eu consiga me organizar com o conteúdo da melhor forma possível, para que você possa receber o melhor. Segundo a TechTrends a plataforma mais usada é o software da Rock Content, eu faço uso da Trello e da Mind Meister, a Trello me ajuda a definir tarefas, um calendário adaptável e guardar ideias, a Mind Meister me permite organizar as ideias do conteúdo, ela funciona como um mapa mental. Como eu mostro na imagem abaixo.



5. CONTENT MANAGEMENT SYSTEM (CMS)
Se trata de um Sistema de Gerenciamento de Conteúdos, que te permite criar, editar, publicar textos, imagem e vídeos como uma site ou blog, você pode usar o WordPress, ou como no nosso blog que foi criado, e é editado na plataforma Blogger do Google.

6. Ferramentas para análise
É importante sempre analisar os resultados de todas as ações, no Marketing Digital tudo pode ser medido, as suas ações elas não são feitas e repetidas ao acaso, pra mim essa é a maior magia dele, que não deixa que apenas invistamos dinheiro em campanhas, mas que possamos confirmar se realmente vai ser ou está sendo uma campanha de sucesso. A melhor plataforma que existe para essas análises é a Google Analytics.

7. Ferramentas para SEO
Se você acessou o nosso post sobre Marketing Digital, já sabe que SEO são ferramentas que vão melhorar o seu site ou blog nos mecanismos de buscas, como o Google, e pra conseguir realizar tudo isso, há empresas que prestam esses serviços de ajuda a melhorar o seu ranqueamento, como a Google Search Console e a Google Keyword Tool que te ajuda na busca das melhores palavras-chaves, ou ainda o KeywordCompetitor, teste todos e veja qual se dá melhor com a otimização para o seu negócio.

8. Social Media Monitoring/ Management
Monitoramento das redes sociais, como a tradução já diz, é através dessa ferramenta que são monitoradas o uso das redes sociais, você consegue programar postagens, fazer um acompanhamento das menções da sua marca e ainda analisar o relacionamento com seus clientes, algumas opções são a RD Station e a Hootsuite.

Bom, para que você possa utilizar de todas essas ferramentas você deve estar pronto para entregar conteúdos de qualidade, conteúdos com relevância aos seus clientes, estar dentro dos chamados Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo é a chave para o seu sucesso, mas esse é um assunto para outro dia.

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