AGRADEÇA PELOS SEUS CONCORRENTES [POR QUE TER CONCORRENTES É BOM PARA O SEU NEGÓCIO?]

Sabe que é comum se peguntar o que o seu negócio traz de diferencial dos seus concorrentes, eu não sei qual caminho você decidiu tomar, mas muitos empresários levam o relacionamento com seus concorrentes como uma rixa mais do que pessoal. Porém, mal sabe eles que essa concorrência pode ser a porta do seu sucesso! Acha que é história pra boi dormir? Eu te digo que não, e se você quiser saber o porque, leia até o fim do nosso artigo.



Antes de iniciar, eu acho importante se você ainda não souber, ou não se lembrar, que existem no mercado dois tipos de concorrência: a direta, que acontece quando o concorrente oferece os mesmos produtos e serviços que você; e a indireta, que acontece quando há uma oferta de produtos e serviços semelhantes aos seus mas que não necessariamente são os mesmos, esses produtos indiretos atingem aos seus potenciais clientes.

Dia desses eu li em um livro do Paulo Maccedo (Copywriting - O Método Centenário de Escrita Mais Cobiçado do Mercado Americano), sobre a P.U.V. - Proposta Única de Vendas, e em como essa diferenciação dos seus concorrentes pode te aproximar dos seus clientes, na realidade, para você, eles (seus concorrentes) devem te importar bem menos do que os seus clientes, pois, cada vez mais, com todo o crescimento tecnológico que vem acontecendo e tende a aumentar ainda mais, seus potenciais clientes não estão mais se apegando por exemplo, ao tempo que você tem de mercado, eles buscam satisfazer suas necessidades (algumas delas que eles ainda nem sabem que existem). Paulo ainda faz algumas perguntas como:
                      O que te diferencia dos seus concorrentes?
                      Por que as pessoas devem escolher você e não os outros?
                      O que te faz único e desejável?

Quando você inicia essa reflexão, você passa a questionar como você pode oferecer o melhor aos seus consumidores, o foco não está em uma guerra de braços entre você e seus concorrentes, mas sim na conquista e prospecção de clientes fiéis a sua marca através dos diferenciais que você oferece.

Ou seja, não importa se concorrência direta ou indireta, o seu foco deve estar nos seus clientes, porém, sem virar as costas os seus concorrentes, e você pode estar se perguntando: mas como assim? Bom, analisar a sua concorrência vai te permitir estar sempre passo a frente, observar é uma tática para construir caminhos que melhorem o seu desempenho.

Se não houvesse concorrentes no mercado, você não teria uma prospecção de melhoria, ou até um feedback, hoje se consegue obter respostas, por exemplo, do porque um produto com a mesma finalidade que o seu, porém de outra marca, vende mais, observar o que você pode melhorar, como você quer ser reconhecido? Apresentar o diferencial do seu produto ou serviço, de forma clara pode te ajudar no seu caminho do crescimento.

Para concluir, a entrega de valor aos seus clientes, e eu digo valor mesmo, não produto, não dinheiro através de descontos, nada disso, mas valor através de qualidade, de respeito, de parceria entre você e os seus clientes, pode se tornar algo que os seus concorrentes não tem, observando e mantendo o foco no seu negócio você pode agradecer a eles pela oportunidade de se mostrar superior, mas de um jeito bom, sem pisar, menosprezar ou jogar sujo com os eles, vai fazer com que seus clientes e potenciais clientes passem a admirar ainda mais a sua marca. Afinal, tudo é oportunidade, não é mesmo?

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