COOPERATIVISMO: O QUE É E COMO FUNCIONA

Eu só posso imaginar que você já tenha ouvido falar que a união faz a força, e essa expressão, na minha opinião, descreve de forma clara qual é a intenção de uma cooperativa.



A primeira cooperativa formal existente foi a de tecelões de Rochdale, em 1844 na Inglaterra, as cooperativas são uma associação de pessoas com interesses em comum sem fins lucrativos e organizada de forma democrática. E em 1946 haviam 140 milhões de associados no mundo e agora em 2019, segundo os dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro, existem 3 milhões.
Aqui no Brasil se você for parar para pesquisar, as cooperativas chegaram no século XX. Segundo o Anuário, no Brasil em 2019 haviam 6.828 cooperativas, e mais de 14 milhões de cooperados. Com certeza ainda há margem para crescimento e desenvolvimento desses negócios.

Ação conjunta, voluntária e objetiva essas são algumas premissas do cooperativismo, a ideia é obter resultados úteis e comum a todos.

São 13 os ramos do cooperativismo que você pode se associar, dentre eles, temos o agropecuário, consumo, crédito e educacional.

Os princípios do cooperativismo segundo a Aliança Cooperativa Internacional são:
1- Adesão livre e voluntária: as cooperativas são espaços abertos.

2- Gestão democrática: é eleito democraticamente através da Assembléia Geral, representantes para o Conselho de Administração ou a Diretoria, que cuidam da visão estratégica da cooperativa.

3- Participação econômica: como não possui fins lucrativos, cada cooperado participa com uma contribuição e quando há lucros eles são divididos entre os cooperados.

4- Autonomia e independência: mesmo que haja parcerias ou entrada de capital externo, a cooperativa deve manter a sua autonomia.

5- Educação, formação e informação: colaborar com esses quesitos para os associados e a sociedade em geral.

6- Intercooperação: trabalhar em conjunto com outras cooperativas para desenvolvimento mútuo.

7- Interesse pela comunidade: utilizar de políticas de desenvolvimento para a melhoria da sociedade e comunidade onde a cooperativa estiver inserida.

Para que as decisões sejam tomadas de forma democrática, todos os membros cooperativistas participam da Assembléia geral, onde cada um tem direito a um voto, e decidem sobre a diretoria, conselheiros e políticas de distribuição dos resultados, etc.

A transparência é levada como princípio, aonde todos os cooperados ainda podem eleger um Conselho Fiscal, para fazer uma fiscalização das atitudes tomadas pela diretoria.

A diretoria é responsável pelas decisões cotidianas como definição de objetivos e metas, contratação de pessoas, etc.

Pensar na coletividade é algo difícil quando se reflete sobre a individualidade e concorrência empresarial, e o cooperativismo, ele possui um planejamento sustentável, com foco no valor em si, não no dinheiro, o valor que pode ser agregado de forma democrática e social, gerando valor a todos. Mas e você, o que você pensa sobre cooperativas? Você é ou já foi um cooperado?

Comentários