GATILHOS MENTAIS: COMO USAR NO COPYWRITING GERANDO CONVERSÕES

ESSE CONTEÚDO NÃO VAI ESTAR DISPONÍVEL POR MUITO TEMPO, POR ISSO, SE VOCÊ QUISER AUMENTAR OS SEUS RESULTADOS, VOCÊ NÃO VAI PERDER ESSA CHANCE PARA O SEU NEGÓCIO!!!!
Viu como o gatilho mental da escassez e funciona? Esse é um dos gatilhos mentais mais usados no mundo dos copywriters, por isso, para que você escreva bons textos que resultarão em vendas, mantenha sua atenção voltada para esse conteúdo e pode ler com calma pois ele não vai se autoapagar, era apenas uma demonstração do poder dos gatilhos mentais. Vou te ajudar a entender o que são gatilhos mentais, qual a importância deles, como aplicar na sua copy e quais são os gatilhos mais utilizados. Se você está confuso com essa parte sobre Copywriters e Copy então leia esse post antes de continuar a leitura para ficar a par do assunto.



Para começar, gatilhos mentais são impulsos levados ao cérebro que influenciam a tomada de decisão, ou seja, quando bem empregado podem fazer com que os seus resultados em vendas sejam mais satisfatórios, se Copywriting são técnicas de persuasão, os gatilhos mentais é uma dessas técnicas de extrema importância, é a partir desses gatilhos que você poderá quebrar as objeções (o não) dos potenciais clientes e persuadi-los a comprar o seu produto.

Os gatilhos mentais são uma das armas mais importantes em uma Copy, através dele você pode gerar uma nova mentalidade no seu potencial cliente, quando eu fui comprar um novo celular, fui analisar qual dentre tantos no mercado se encaixava no desempenho e valor que eu precisava, sempre nesse caso tem uma ficha técnica do produto, falando sobre a qualidade da câmera que tira fotos de vários jeitos, que tem flash e etc., só que eu me peguei pensando que para um produto se vender ele precisa vir acompanhado de mais do que uma ficha técnica, por isso existe a copy, quando o cliente tem a necessidade é fácil realizar a venda, eu por exemplo precisava do celular então eu comprei por causa de uma necessidade, mas como vender para quem não sabe que precisa do seu produto? Essa é uma das maiores objeções que você precisa quebrar, na maioria das vezes o seu potencial cliente não sabe que precisa, ou sabe que precisa mas não sabe se o seu produto é o certo, ou ele sabe e quer comprar, ou ele sabe que precisa mas não tem interesse em comprar.

Assim, os gatilhos mentais são aplicados, para quebrar as objeções, mostrar a necessidade, com ele você usa de palavras e expressões que afetam a mentalidade do seu potencial cliente e assim eles se sintam persuadidos a comprar o seu produto ou serviço, a baixar o seu e-book, a preencher um formulário em troca de sugestões sobre um determinado assunto, como para manter uma vida mais saudável.

Para finalizar e para você entender e já aplicar os gatilhos mentais nos seus textos e nas suas copys vou te apresentar os gatilhos mais utilizados com alguns exemplos.

ESCASSEZ: Mostrar ao seu potencial cliente que ele necessita do seu produto, pois aquela promoção é por tempo limitado ou como no início desse post que o conteúdo não ficará disponível por muito tempo, cria uma sensação de "preciso ver agora" aproveitar a oportunidade enquanto ela existe, pois, ele quer saber como ter resultados, ele quer aproveitar aquela promoção muito boa que a marca está oferecendo. Temos muito medo de perder aquilo que parece uma chance muito boa.

PROVA SOCIAL: Se alguém te fala que você precisa comprar um e-book sobre uma caneta sem tinta pois é o que falta para que você tenha resultados no seu negócio, você automaticamente pensa que a marca que está fazendo essa divulgação é de loucos por oferecer esse produto, mas, logo abaixo existe alguns depoimentos de pessoas que compraram esse produto virtual e deu super certo, que foi realmente um divisor de águas para o negócio e etc, o seu cérebro passa a refletir sobre é verídico, é algo real, dá certo porque tem provas, tem testemunhos de pessoas reais falando sobre os resultados reais, por isso, se você quiser vender muito, utilize desse gatilho, prove que seu produto ou serviço é realmente bom, que ele vai ser de verdade aquilo que os seus clientes em potencial necessitam, porque tantas pessoas já compraram e você tem depoimentos que comprovam que é real, que funciona.

AUTORIDADE: Mostrar que você sabe do que está falando, que você e/ou sua marca são reconhecidos, por exemplo, apresentando dados verídicos sobre você, como nós da FEMAP que estamos há 17 anos no mercado, outros exemplos, é se você é pioneiro em uma área ou teve uma ideia inovadora e a patenteou, ou é reconhecido com selos de garantia.

HISTÓRIA: Esse é o gatilho que consegue quebrar várias objeções, eu não sei se com você já aconteceu isso, mas eu me lembro como se fosse hoje, de algumas histórias que a minha vó contava sobre a infância dela, nós nos sentávamos em latas de tinta em uma varandinha na casa dela e então ela me contava de quando era criança em Minas Gerais, e eu conseguia ficar imersa no mundo dela, eu imaginava tudo o que ela me contava e mesmo sem querer associava com a minha infância que era muito diferente e ao mesmo tempo igual, afinal ela foi criança e eu era uma criança. Acho que a essa altura você já entendeu o poder desse gatilho mental, não é? Ele aproxima, cria um vínculo entre o copywriter e o cliente em potencial, eu enxergo esse gatilho como a chave de uma boa copy, e se você está lendo atentamente, já sabe que essa história da minha infância não é a única que eu já contei nesse post, percebe como cria uma conversa mais informal? Aqui as histórias não são sobre algo que foge da realidade, são histórias reais mesmo, que aconteceram comigo e você pode buscar como referência, qualquer história real que tenha um forte impacto e que vai mudar a mentalidade do cliente ou aproximar ainda mais quebrando suas objeções, então ela se encaixa na sua copy.

RECIPROCIDADE: Sabe quando dizem que o bem gera o bem? Que coisas boas atraem coisas boas? Pois é, esse gatilho mental parte desse raciocínio, ele está impresso na copy através de dar algo e esperar receber algo em troca, com certeza você espera vender ou gerar leads ou você pode ter N outras intenções, pra isso você disponibiliza, por exemplo, um e-book gratuito e em troca a pessoa preenche um formulário, ou compartilha com alguém a sua landing page, afinal, isso é algo impresso nos seres humanos, nós gostamos, nos sentimos bem em retribuir aquela ação positiva que alguém fez conosco, por isso esse gatilho mental é muito bom para a sua copy.

Bom, esse foi o nosso conteúdo de hoje sobre Gatilhos Mentais, se você gostou deixa nos comentários a sua opinião, se tiver alguma sugestão ou dúvida também comenta com a gente, nos siga nas redes sociais para não perder nenhum conteúdo, todos os dias tem uma postagem nova aqui no blog, e essa semana já falamos sobre Ferramentas do Marketing Digital e Copywriting e amanhã tem mais!

Comentários